10733990_555190884610017_1341356971369702922_n.jpg

    O projeto Arte na Espera constitui uma das atividades do Núcleo de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) em parceria com o Instituto Undió (organização sem fins lucrativos cuja a proposta é criar oportunidades por meio da arte, da educação e da cultura, para que jovens, em condição de vulnerabilidade social, suplantem os obstáculos impostos pelo meio em que vivem e escolham seus próprios caminhos).
O atendimento aos adolescentes e familiares é feito por equipe interdisciplinar, às sextas-feiras pela manhã e ocupa todo o segundo andar do Ambulatório São Vicente. Os adolescentes e familiares que aguardam atendimento médico na sala de espera desenvolvem atividades de arte nesse espaço transformando o ambulatório em um ambiente que contempla a saúde, a criatividade e o pensamento crítico.                                                                                                                                            
O projeto foi contemplado recentemente pelo Programa de Socialização Infanto - Juvenil do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e pelo Laboratório de Experiências Inovadoras em Atenção à Saúde Integral de Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde. O projeto integra o Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG, o Grupo de Pesquisa Subjetividade e Cultura, vinculado ao Mestrado Profissional da FM-UFMG. Ele se inscreve como o Laboratório A Janela da Escuta do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Criança e o Adolescente (CIEN) do Campo Freudiano.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           
O Arte na Espera é Coordenado por Cristiane de Freitas Cunha ( Professora da Escola de Medicina , UFMG), Suzana Tayer Cançado ( PAFA - Copasa), Thereza Portes ( Coordenadora do Instituto Undió e Professora da Escola Guignard - UEMG).

|DECLARAÇÃO DE AUTORIA|                                                                                                                                                        

O Projeto Arte na Espera constitui uma das atividades do Laboratório A Janela da Escuta. Resulta de parceria com o Instituto Undió, organização sem fins lucrativos, cuja a proposta é criar oportunidades por meio da arte, da educação e da cultura, para que jovens, em condição de vulnerabilidade social, suplantem os obstáculos impostos pelo meio em que vivem e escolham seus próprios caminhos.                                                                                                                                               

| AMBULATÓRIO SÃO VICENTE | Alameda Álvaro Celso, 117 - Santa Efigênia, BH-MG  -  (31) 3248.9555 

| AMBULATÓRIO ORESTES  DINIZ|  Alameda Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia, BH-MG - (31) 3248.9555