O Projeto Nessa Rua tem um Rio reúne os processos desenvolvidos por vários artistas plásticos, junto aos jovens do Instituto Undió, e sua costura forma um novo jorro de significados, algumas vezes pela mera vizinhança de trabalhos díspares ou afins, outras por evidenciar relações internas entre as características materiais, espaciais e simbólicas das obras. A despeito das diferenças de leituras do tema rua - rio, a ‘escrita’ dos artistas e dos jovens que também desenvolvem seus projetos como um grupo, independente dos acadêmicos, utiliza recursos pictóricos, teatrais, musicais, fotográficos, videográficos, que a arte contemporânea habilita, por exemplo, nos processos das instalações e performances.
O tema central, da rua e do rio, que inspira os projetos artísticos e instalações relaciona o interior e exterior - o rio e as bordas -a rua e o passeio – o público e o privado. Histórias sobre o rio original, ruído, cheiros, depoimentos sobre as enchentes, os transbordamentos, pesquisas sobre a ocupação do leito, detalhamento da urbanização, do sepultamento do rio e escoamento do trânsito tematizam o diálogo artístico entre modernidade e barbárie. E, objetivamente, o contato com a rua delineia seus moradores, lança luz sobre o caráter dual –público-privado – nos pequenos comércios que subsistem nessa linha entre moradia e empreendimento – sendo estas questões importantes e pertinentes aos jovens que frequentam o Instituto Undió. A novidade é a forma de olhar e enunciar os fatos e de arremeter-se nesse espaço político-simbólico.
O projeto acontece na rua, na boca do Mercado, propondo interferências poéticas na Rua Padre Belchior e arredores, e um convite para pequenas ‘interrupções’ nos hábitos e ritmos usuais do centro da cidade, como possibilidade de inaugurar novas leituras e pontos de vista sensíveis sobre o cotidiano da e na cidade e suas possíveis (e infinitas) ‘entrelinhas’, sobre arte, memória, corpos e pensamentos.
As intervenções são desenvolvidas em caráter colaborativo: grupo de jovens do Instituto Undió e artistas convidados.
Prêmio Gentileza Urbana - IAB e Prefeitura de Belo Horizonte - 2012
Prêmio Regional Itaú Unicef 2011
Prêmio Itaú Unicef 2007
Viviane Gandra
|PADRE BELCHIOR, 280 - CENTRO - BELO HORIZONTE|